COMO CURAR QUEIJOS

COMO CURAR QUEIJOS

Talita Cavalcante

“(...)

O que é um queijo curado?

Queijo curado é aquele queijo maturado, que passou por um processo de espera para intensificação do seu sabor, melhorando também sua conservação (já que ele vai perder água ao longo do processo). É uma transformação de cor e textura também. O queijo curado, na minha opinião, é mais saboroso, extremamente mais.

Minhas fotinhas são de um queijo tipo parmesão comprado ainda macio no qual dei meia cura e por isso não são exatamente as fotos ideais para exemplificar o processo de cura completo, mas em palavras vou explicar como faço exatamente:

 

Passo a passo:

Comprou um queijo minas padrão fresco (tipo o queijo canastra) e gostaria de curá-lo?

 

1- Primeiro devemos escolher um lugar fresco, mas não frio (o ideal é a temperatura de 15oC, mas pessoalmente nunca consegui isso, já que sempre morei em cidades quentes - e quanto mais quente, mais rápido um queijo cura, mas há de se ficar atento para que ele não sofra com excesso de calor, por isso a melhor escolha é um lugar arejado).

 

 

2 - Posicioná-lo sobre uma superfície côncava ajuda a agilizar o processo de cura dos dois lados do queijo ao mesmo tempo, já que o queijo não enconstará na superfície, mas pessoalmente prefiro posicioná-lo em uma superfície lisa, pois gosto do processo de cura fase a fase (virando dia a dia).

 

 

 

3 - Nos primeiros dias, o queijo solta muito óleo e água e fica meio gosmento, por isso deve ser lavado nos primeiros 3 ou 4 dias. E muito bem enxuto antes de devolvê-lo para a superfície de espera (essa que também deve ser limpa ou lavada e enxugada durante os dias em que o queijo soltar óleo) - com muita atenção nisso porque tanto o queijo e a superfície devem ser muito bem secos antes de devolvê-lo à espera da maturação. Costumo colocar um papel toalha por baixo, depois que o queijo já começou seu processo de cura e não precisa mais ser lavado (fase das fotos apresentadas), assim, o papel fica responsável por absorver o pouco óleo que solta nessa fase. Nessa fase avançada do amarelamento não se lava mais o queijo e, portanto, uso o papel toalha também para absorver o óleo de toda a superfície dele como mostro na foto acima.

 

 

 

4 - O queijo deve ser virado todos os dias, lado a lado, incluindo seu lado arredondado:

 

 

5 - O queijo canastra que adoro comprar pra curar leva em torno de duas semanas para curar por inteiro. Sua cor fica bem amarelada e seu sabor é sensacional. Pães de queijo feitos com queijo curado são ainda mais saborosos, mas gosto mesmo é de queijo curado comido em fatias finas, tomando café... mineiro tem isso na raiz, eu acho.

 

*lembro que as imagens acima são de um queijo tipo parmesão comprado macio em que atingi meia cura apenas (repare que o resultado da meia cura é um amarelado mais intenso nas bordas, mas o interior ainda claro)”.

 

REFERÊNCIA:

 

“Como curar queijos”. Autora: Talita Cavalcante. Disponível em: http://www.donaperfeitinha.com/2011/09/como-curar-queijos.html. Acesso em: 23 de setembro de 2016

© Direitos Reservados - Queijo do Serro