QUEIJO CURADO NA CERVEJA
QUEIJO CURADO NA CERVEJA
Leandro Menze
“(...)
O que é curar o queijo? Nada mais é do que deixar seu queijo maturar, oportunidade em que alguns sabores irão se apurar mais que os demais. É a mesma ideia aplicada ao processo de maturação da sua cerveja artesanal.
Processo de curagem
INGREDIENTES:
1 Cerveja de sua escolha – eu usei uma Stout
1 Queijo Frescal – aqueles comprados em mercado
MODO DE PREPARO:
Em um recipiente que comporte o queijo frescal por inteiro (usei potes de sorvete), você irá colocar o queijo e a cerveja até que esta cubra o queijo por inteiro. Caso não tenha cerveja suficiente para imergir o queijo por inteiro na cerveja, a cada dois dias você irá virá o queijo, para que ambos os lados absorvam bem a bebida.
Tampe o pote e armazene em sua geladeira por 15 dias.
Após os 15 dias, você irá retirar o queijo da imersão e começar efetivamente o processo de curar o queijo.
Você deve utilizar alguma grade ou peneira, com um prato por baixo, permitindo que o liquido do queijo escorra. Além disso é importante que cubra o queijo com um pano de algodão para que ele posssa respirar, mas evitando que moscas e outros bichinhos caminhem sobre o queijo.
Coloque o queijo em um ambiente onde a temperatura não oscile muito ao longo do dia e não bata sol diretamente no queijo.
Agora é só esperar mais 10 dias para seu queijo estar curado. Porém é importante que a cada dois dias você lave o queijo, passe um pano para secá-lo e depois o vire para dar uma forma uniforme para ele.
Após os 10 dias, o queijo já está pronto para ser servido, porém, por quanto mais tempo você deixar, mais o queijo vai mudar o sabor se sua consistência.
Figura 04: Queijo Curado por 15 dias harmonizado com uma Leffe Royale
O queijo fica com um gosto de cerveja bem marcante ao fundo, sua casca acaba absorvendo bastante do amargor da cerveja podendo ser descartada ou não, o gosto vai de cada um.
Estes primeiros foram feitos com queijos de mercado, agora eu comprei dois queijos frescos direto do produtor e estou curando com minha Irish Red Ale, onde o sabor do caramelo está bem presente”.
REFERÊNCIA
“Queijo curado na cerveja”. Autor: Leandro Menze. Disponível em: https://chefcervejeiro.com/2016/01/07/queijo-curado/. Acesso em: 23 de setembro de 2016.