Sete anuncia qualificação para os produtores do queijo minas artesanal

O anúncio foi feito pelo secretário Zé Silva, durante a 4° edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado

Divulgação/Sete

queijo sete

O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado teve a participação de 40 produtores de 20 municípios

 

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai qualificar, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), trabalhadores rurais produtores do Queijo Minas Artesanal. O anúncio foi feito pelo secretário Zé Silva, durante a 4° edição do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, em Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba.

“A Sete estreia essa nova atividade de qualificação profissional, muito importante para Minas Gerais. Vamos, junto à Emater, levar recursos para a qualificação em gestão e comercialização aos trabalhadores das regiões produtoras do queijo Minas”, anunciou o secretário Zé Silva.

De acordo com o secretário, cerca de 10 mil produtores atuam hoje nas regiões tradicionais de produção do queijo, que são as regiões da Canastra, Serro, Araxá, Campo das Vertentes e Cerrado. “Queremos mais qualidade para esses trabalhadores, para que possamos garantir melhor valor agregado a um produto que é a cara de Minas. Nesses municípios, a produção gera 26 mil empregos diretos. Em Minas, são cerca de 30 mil produtores, com uma média de 29 mil toneladas de queijo por ano. Vamos avançar com a essa parceria”, garantiu.

Serão oferecidos pela Sete, a partir do próximo mês de junho, os cursos de Gestão Básica de Negócios para Produtores de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, e Medeiros, no Centro-Oeste. O conteúdo básico será composto por aulas de desenvolvimento sustentável de agricultores familiares, técnica e tecnologia, organização e gestão dos processos produtivos. Já o conteúdo específico contará com noções de gestão financeira, planejamento, controle, noções de contabilidade, custo de produção e formação de preços, marketing no agronegócio, noções de legislação trabalhista, fiscal e tributária, plano de negócios, cooperativismo e associativismo, gestão operacional de laticínios e introdução à informática.

Os cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, e é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sob a coordenação da Sete.

Participaram da solenidade o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, o secretário de Estado da Agricultura, Elmiro Nascimento, representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de produtores rurais locais.


Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado

O Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, que teve a participação de 40 produtores de 20 municípios, foi uma oportunidade para os fabricantes divulgarem o queijo minas artesanal. O evento contou, além da Sete, com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Uma comissão julgadora elegeu os cincos vencedores com entrega de certificados para José Geraldo da Silva, de Serra do Salitre (1º lugar), José Maria de Oliveira, de Rio Paranaíba (2º lugar), Valdete Alves de Oliveira, de Rio Paranaíba (3º lugar), Eudes Anselmo de Assis, de Carmo do Paranaíba (4º lugar) e Regiane Maria Lara, de Guimarânia ( 5º lugar).


 

Fonte: Site Agência Minas - www.agenciaminas.mg.gov.br

 

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/sete-anuncia-qualificacao-para-os-produtores-do-queijo-minas-artesanal/


© Direitos Reservados - Queijo do Serro